Tecido para camisas de futebol personalizadas


No passado, antes de polímeros foram amplamente utilizados em vestuário, camisas de futebol eram feitas de algodão, ou mesmo de lã materiais. Estes tinham a desvantagem óbvia de ser um pouco sobre o lado quente das coisas, e, além disso, absorveu algum suor produzidos, tornando-os, ao invés de desconfortável. A primeira equipe a reverter a tendência de camisas de algodão, e usam camisas feitas de um material artificial, foram Bolton Wanderers, em 1953 a Final da Copa da inglaterra.

Parece igualmente difícil rastrear exatamente quando poliéster camisas entraram em uso comum, mas na década de 1990 poliéster camisas eram a norma para a maioria dos clubes. Poliéster, na verdade, é um nome para uma grande variedade de polímeros, polímeros são longas cadeias de moléculas formadas a partir de muitas moléculas menores, muitas vezes referida como monômeros. No caso de polímeros, tais como polieteno, os monômeros são todos iguais, mas no caso de poliésteres, de dois conjuntos diferentes de moléculas são necessários: um álcool e um ácido carboxílico. A reação de polimerização pode ser realizada em um número de maneiras, o mais comumente utilizados usa um diol (uma molécula com dois grupos funcionais álcool) e um dicarboxílico (uma molécula com dois ácido carboxílico grupos funcionais). Ele procede por meio de uma reação de condensação, dando fora de água como subproduto.



Tereftalato de polietileno, muitas vezes abreviado para animal de ESTIMAÇÃO, é o mais comumente usado de poliéster. Tem uma enorme gama de utilizações – a partir de garrafas de plástico, bandejas de comida, de finas películas de plástico, e, claro, roupas. Em roupas, de poliésteres têm uma grande vantagem sobre os mais tradicionais, as fibras de algodão que absorvem muito menos água. O algodão pode absorver 7% de seu peso em água, enquanto que a de poliéster só absorve cerca de 0,4% de seu peso. Isso o torna muito menos provável para ficar encharcado em suor durante um jogo de futebol. Em vez disso, o suor pode escorrer pelas fibras da camisa e evaporar; devido a isso, ele é referido como um 'absorção' de tecido ou, mais geralmente, como aquele que é "respirável". Também é durável, e não se dobra facilmente.

Enquanto alguns de futebol camisas são 100% poliéster, é comum também que outras fibras para ser tecido com ele para alterar suas propriedades. Elastano é outro polímero que é muitas vezes utilizado mais comumente conhecida como spandex ou de lycra. Na sua fabricação, um pré-polímero é formado a partir de glicol e hexametileno compostos, reagiu em uma proporção de 1:2. Este pré-polímero é, então, reagiram com uma diamina, para produzir um líquido de elastano polímero. O líquido é, posteriormente, fiado em uma célula cilíndrica, e o aquecimento, na presença de gás nitrogênio, para convertê-lo para o polímero sólido vertentes.
Enquanto elastano não é tão respirável como o poliéster, possui outras propriedades benéficas. Uma delas é que ele pode ser estendido para cerca de 600% da sua duração, antes de, eventualmente, uma ruptura, uma característica que é muito útil no jogo moderno, onde a camisa puxando é comum. Ele também facilmente retorna à sua forma original.



Um final do tipo de polímero comumente utilizados na fabricação de camisas de futebol é de poliuretano. Novamente, este é o nome de uma classe de polímeros, em vez de um polímero específico; estamos, na verdade, já mencionado poliuretanos em um post anterior, como eles também são um dos polímeros utilizados na fabricação de bolas de futebol. Os poliuretanos são construídos a partir de compostos chamados isocyantes e polióis. O meio de partes destas moléculas pode ser variada para dar diferentes poliuretanos com propriedades diferentes. Em camisas de futebol, eles são, muitas vezes, o material que as letras, números e patrocinadores na camisa são feitos a partir de, apesar de tecidos ou outros materiais também podem ocasionalmente ser usados. Eles podem ser termicamente colados sobre a camisa de calor selador, e ao contrário de outros tecidos, eles têm a vantagem de ser resistente à água.

É claro que, apesar de nosso foco em camisa de time personalizada com nome neste post, de poliésteres, em particular, são encontrados em uma ampla gama de roupas cotidianas, muitas roupas contêm alguma porcentagem de polímero. O brilho dos polímeros é a sua versatilidade e enorme variedade de aplicações em potencial.

Comentários

Postagens mais visitadas